Desafios na reinvenção dos Shopping Centers

Desafios na reinvenção dos Shopping Centers

Apesar do mercado apresentar questionamentos há anos sobre a forma de gestão em shopping centers, parece que apenas agora, em meio à reinvenção, forçada pela pandemia, é que isso tornou-se mais atual.

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

Roberta Veloso,

“Antes da crise, o cerne da questão era se reinventar para proporcionar experiências únicas, encantando o consumidor, gerando maior fidelização de cada cliente neste universo tão competitivo em que nos encontramos. A busca da lealdade do cliente era a principal meta para gerar maior fluxo de pessoas e, consequentemente, de público-alvo para os lojistas”, reflete Roberta Veloso, executiva no mercado de shopping centers.

Ao refletir com uma parceira de equipe, Roberta concluiu que o modelo de trabalho executado por elas por muitas décadas talvez tenham que ser alterado substancialmente. “Fizemos especulações e demos opiniões sobre as áreas que movem essa cidade que chamamos de shopping center: a área operacional, que sempre afirmo ser o coração do equipamento, precisará se reinventar ainda mais. A redução de custos com soluções mais criativas não gerará apenas prêmios corporativos ou de mercado, será também a necessidade primária para conseguirmos manter o funcionamento nas 24 horas diárias. Os pequenos investimentos iniciais serão destinados ao máximo de automação e inteligência artificial para minimizar o contato do cliente nas superfícies suscetíveis à contaminação”, reflete Roberta.

O fato é que terão que ser pensados pelo gestor operacional que, ao longo dos anos já sofria mudanças no seu trabalho, soluções com custos atrativos para a implementação dessas tecnologias. A formação técnica ainda será importante, mas o desenvolvimento da parte sensorial e criativa será o ponto crucial na busca de alternativas operacionais.

Já o gestor financeiro, segundo ela, precisará focar e pensar em estratégias de negociações que atendam aos lojistas e aos empreendedores. E já garante que não será um trabalho fácil: “de um lado, temos o empreendedor que investiu milhões e que, neste momento, perde outros milhões e, do outro, o pequeno e médio varejista que investiu a economia da sua vida de um árduo trabalho, vendo tudo se esvair pelos seus dedos”.

A crise ainda precisa ser pensada para a área de marketing, que precisará ser guerreira, para achar soluções que acompanhem o fluxo, prevendo cenários e mais cenários e já entendendo que não conseguirão atingir a certeza de retorno antes visualizada. Diversas ações deverão ser implementadas no sentido de orientar e sugerir planejamento de vendas, para o pequeno varejista. A questão primordial nesse processo sera mesmo o de se aprofundar no negócio de cada operador, tentando de forma simples informar das tendências e possíveis mudanças no mercado.

O uso de ferramentas digitais terá que ser o foco, para acelerar o revertimento das perdas já vivenciada pelos lojistas, criando conteúdo e lançando promoções que atendam aos interesses do consumidor. “É necessário que este profissional da linha de frente se aprofunde no objetivo daquela loja, desde o alcance de vendas desejado até a análise do estoque de cada uma para atingir a meta”, aponta Roberta, que também acredita  que a proximidade entre a área comercial e a de marketing, será importantíssimo para essa reinvenção.

A necessidade do momento é de divulgação dos diferenciais, se aprofundando no perfil dos clientes, no seu consumo e no próprio cliente para que o atendimento seja personalizado e, para isso, terá que se ofertar uma consultoria para cada lojista.

Já o superintendente do shopping, segundo Roberta Veloso “terá a obrigação em aumentar a sua função de polo agregador entre os departamentos. Uma ação liga à outra e essa engrenagem deverá estar bem lubrificada para o movimento dessa grande máquina chamada shopping center”.

Esse profissional receberá grandes transformações em sua área e deverá agir como facilitador junto à administradora. Ele também terá que usar seu faro para descobrir novos talentos no varejo, ficando atento às novas propostas para atender também às expectativas financeiras do empreendedor.

Além dos profissionais, o shopping também precisará sofrer algumas mudanças e talvez uma mutação nos segmentos ofertados, tomando atitudes rápidas para acompanhar a mudança que se sucede no mercado e conseguir se manter “aberto”.

Acerca das reflexões de Roberta Veloso, a mesma conclui que partem de opiniões próprias e frisa que “atualmente o caminho da verdade não é tão mais consistente. E é agora que devemos trocar as nossas percepções e expectativas. A sua equipe tem que se preparar e, você, superintendente, como capitão, precisa mudar ou não a direção desse navio. O leme é seu.”

Por Roberta Veloso
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
Nubank Cripto adiciona dez novas opções de criptomoedas em menos de 1 ano
The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

Eget dolor posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia…
13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

Posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce…
15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

Vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce ac ipsum…