Como fica a gestão hoteleira em tempos de crise?

Como fica a gestão hoteleira em tempos de crise?

O turismo é um dos setores que mais sofreram com a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Associação Brasileira Indústria Hotéis (ABIH), 90% das reservas e eventos em hotéis já foram cancelados ou adiados em 2020. Esses números deixam evidentes um cenário preocupante: as empresas já não pensam mais em prejuízos, mas sim na possibilidade real de falência.

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

À medida que elas se tornam cada vez mais globalizadas, a tendência é que eventos imprevistos como a atual crise provocada pela Covid-19 terão um efeito cada vez mais devastador. O gerenciamento de crises nesses períodos pode assumir várias formas: neste caso, veio em formato de restrição de viagens implementada pelos governos, como uma precaução necessária para resguardar a saúde das pessoas.

Por esse motivo, as organizações hoteleiras precisam desenvolver uma nova perspectiva sobre destinos, crescimento, engajamento e segurança. Quais são as áreas mais importantes para concentrar esforços e como fazer com que o planejamento seja colocado em prática? A maneira como as redes hoteleiras lidam com essas questões é crucial para amenizar o impacto da crise no setor. Listo abaixo algumas recomendações que podem evitar a paralisação da operação e os prejuízos dos negócios.

Cuidados com hóspedes e funcionários durante uma crise global

Atender às necessidades dos hóspedes e funcionários ao passo que os eventos ocorrem e ter um plano de fácil implementação ajudarão a mitigar os riscos do negócio e criar um ambiente seguro em tempos tão difíceis. A principal mensagem deve ser focar na segurança de todas as pessoas nos hotéis, sejam colaboradores ou clientes. Quando os hotéis conseguem entregar uma mensagem de calma e ordem, o efeito é a eliminação do pânico e de incidentes que podem gerar mais incertezas.

No caso de uma pandemia como o vírus da Covid, é essencial que os hóspedes saibam que medidas o hotel está tomando para garantir sua segurança. A colocação de placas visíveis nos banheiros, bem como os ajustes nas operações comunicando que o hotel está tomando as precauções transmite confiança aos hóspedes, o que ajuda a reduzir a insegurança em situações incertas, além de garantir resultados no futuro.

A importância da flexibilidade

Flexibilidade nas operações é essencial para o sucesso da operação em tempos de dificuldade econômica. Dependendo das instalações envolvidas, pode significar o fechamento de algumas partes do hotel para se adaptar e obter maior economia de custos. Quanto ao marketing, essas ações devem ser ajustadas ou, em alguns casos, descontinuadas e, talvez, investir apenas em marketing digital para se adaptar à demanda em tempos de incerteza.

Quanto às reservas canceladas, não há o que fazer. O melhor nesses casos é oferecer datas alternativas aos hóspedes em potencial. Da mesma forma, quando for necessário cancelar, devem ser fornecidos reembolsos fáceis e ter políticas flexíveis de alteração de data. Nesses casos, as políticas de cancelamento devem ser relaxadas. As decisões baseadas em empatia acabam sendo recompensadas.

Melhorar o gerenciamento de cobrança 

Embora as crises sejam temporárias, elas podem ter efeitos a longo prazo no gerenciamento e na estratégia de cobrança de hotéis. Cuidar de hóspedes e colaboradores é a prioridade da companhia, por esse motivo é fundamental considerar um período de crise em seu planejamento, mesmo quando a onda negativa passar. Comparar as reservas atuais com as registradas há um ano é útil para ter uma imagem mais precisa dos níveis de demanda esperados, que serão afetados pela nova situação. Os eventos devem ser monitorados, pois afetam todo o setor, inclusive a concorrência, e podem servir como uma base para uma comparação mais precisa com a finalidade de obter uma melhor perspectiva do estado atual da demanda. Esses insights ajudarão na orientação de estratégia futuras.

Qualquer que seja a ferramenta de gerenciamento de cobrança usada, o período de crise deve ser registrado adequadamente nos relatórios para ser consultado ou usado como referência no futuro. Deve-se incluir o número de dias em que os negócios foram afetados e quando a demanda retornou ao patamar do ano anterior, o que dará a perspectiva real do impacto de uma crise no negócio e, ao mesmo tempo, ajudará na adaptação de modelos de previsão com objetivo de não causar mais interrupções. Lembre-se de que o foco nos dados para antecipar estratégias em tempos de crise é a melhor maneira de superar a ansiedade e se concentrar em áreas que podem ser controladas. Este é um fator muito relevante quando a preocupação e o estresse estão no seu nível mais alto.

Trabalhar com especialistas e assegurar que as soluções corretas estejam prontas o mais rápido possível ajudará a formar um plano de gerenciamento de crises eficiente. Em outras palavras, o mais importante é cuidar de hóspedes e funcionários e adotar medidas de proteção nas instalações para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos no hotel.

Antonio Brito é Sr. Principal, Digital & Value Engineering, Infor LATAM
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
Nubank Cripto adiciona dez novas opções de criptomoedas em menos de 1 ano
The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

Eget dolor posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia…
13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

Posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce…
15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

Vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce ac ipsum…