O cenário de incertezas causado pela pandemia continua e, ainda não há uma previsão para o fim do isolamento social e a volta para um “novo normal” no país. O cenário, atual, tem exigido muito de todo mundo. Empresários tiveram que se virar para reinventarem seus negócios em meio à pandemia e.

O momento agora exige ainda mais deles. É a hora de se planejar os possíveis cenários futuros, pensando sempre em uma estabilização futura. Uma grande ajuda para as empresas nesse processo, tem sido as mentorias que os fundadores da Caravela Capital, fundo de venture capital com foco em startups tecnológicas early stage, tem realizado. Eles dão dicas importantes para que os negócios estejam prontos para a retomada pós-pandemia.

Dicas dos fundadores da Caravela Capital

Segundo Frederico Guesser Pereyra e Lucas de Lima, fundadores da Caravela Capital, a atenção ao caixa é fundamental. “É necessário criar um plano de contingência, cortar custos e aumentar o runway, porque ninguém sabe quando tudo isso vai passar”, afirma Lucas de Lima.

O executivo aponta que não há uma regra única, já que cada empresa tem suas especificidades. No entanto, “para as empresas em que as vendas não estão na mesma velocidade e frequência, por exemplo, vale a pena segurar gastos com marketing e publicidade, para que, depois, possa entrar com mais força”, ressalta. Para ele, investimentos que não são urgentes, devem esperar.

Já Frederico Gesser, destaca a questão dos investimentos de fundos de capital nesse momento. “Os investidores continuam ativos, mas estão mais seletivos e cautelosos, o que resulta em uma janela de liquidez menor. Isso pode fazer com que as empresas não consigam levantar capital ou vão levantar em condições não favoráveis, seja em montante ou valuation. Por isso, é primordial cortar custos e aumentar a duração do caixa da empresa até que essa janela de liquidez se abra novamente.”

Frederico aponta que o foco na retenção do cliente é outro ponto importante em um período como esse. “Não é o momento, por exemplo, para as empresas desenvolverem um produto novo, porque isso demanda tempo e foco dos founders”, ressalta.

Segundo o executivo, o foco tem que estar voltado para a manutenção da base de cliente e controlar o churn (taxa de cancelamento do serviço). “Também é importante observar os setores que estão mais ativos por causa da Covid-19, como telemedicina, e-commerce, delivery e avaliar se podem ser potenciais consumidores do seu produto ou serviço”, finaliza.