Categorias
Economia Investimentos

DMCard cria Sociedade de Propósito Específico (SPE) para emissão de até R$ 200 milhões em debêntures

A DMCard continua em forte expansão e emitirá até R$ 200 milhões em debêntures por meio de uma operação estruturada em conjunto com a equipe do Pátria Investimentos. Em um cenário econômico instável em que o país se encontra, conseguir crédito reafirma a grande confiança do mercado na solidez da companhia. Para esta emissão a estrutura da SPE obteve um rating BBB atribuído pela Fitch Ratings. Desta forma, isso significa que detém boa qualidade de crédito e capacidade em honrar suas obrigações financeiras.

No entanto, para esta captação o Grupo DMCard constituiu uma nova companhia. A DMCard Securitizadora S/A, tendo como sua controladora a DMCARD Cartões de Crédito S/A. tornando-se pioneira nesta forma de captação de recursos atrelados à direitos creditórios compostos por transações de cartões de créditos private label. Assim, esta é a primeira vez que uma sociedade de propósito específico (SPE) do setor de cartões é constituída para uma emissão de debêntures. Tharik Moura, Gerente Financeiro do Grupo DMCard explica a operação: “Securitizar créditos via SPE tornou o dia-dia da estrutura mais leve, ágil e com custos menores para a companhia, o que é essencial para os processos de Tesouraria e Planejamento Financeiro”.

Por tanto, os recursos captados serão destinados para assegurar o crescimento do Grupo. Assim, o lançamento visa, através da prospecção de novas redes varejistas, com faturamento a partir de R$ 100 milhões, como também, por meio da aquisição de carteiras de crédito de operações de varejo alimentar. Anteriormente, a DMCard adquiriu a Finansinos S/A, Instituição Financeira situada no Rio Grande do Sul, e a InfoCards, processadora de cartões com sede em São Paulo.

“O Grupo DMCard continua rentável e estas aquisições demonstram que seguiremos em forte expansão”, conta Tharik Moura.

As Demonstrações Financeiras da DMCard estão disponíveis no site oficial do Grupo.

Solidez é reforçada em campanha para antecipação das vendas

Em meio a crise econômica devido à pandemia, o setor supermercadista foi surpreendido por uma campanha da DMCARD que oferece antecipação das vendas à sua rede de parceiros varejistas. A ação segue um caminho contrário a tendências do mercado que tem restringido acesso a recursos financeiros e, consequentemente, comprometendo a sustentabilidade econômica do comércio.

“Sabemos que alguns players do segmento de meios de pagamentos estão restringindo as antecipações aos seus clientes. Dada a solidez da companhia, a DMCard está disponibilizando uma grande linha de antecipação de vendas com condições extremamente competitivas, já que nosso custo de funding sofreu redução em função das novas captações, atreladas à queda da taxa de juros básica”, conta Tharik Moura, Gerente Financeiro do Grupo DMCard.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos. Agora, ele resolveu entrar pelo mundo das finanças, especialmente as pessoais!