Categorias
Economia

O viés da oportunidade no mundo dos negócios

No início de março, em função da pandemia do Covid-19, surgiram as primeiras preocupações nos usuários da rede, que fizeram aumentar em 250% as buscas no Google relacionadas ao confisco da poupança, por exemplo. Diante disso Aline Wolff, especialista em Marketing e Imprensa levanta a seguinte questão: “Como conectar este comportamento às tendências de consumo, logo à comunicação da sua marca frente ao mercado visando minimizar os efeitos de uma crise eminente aos negócios de todos, no mundo?

O Coronavírus tem alterado toda a pirâmide de consumo e bem-estar de todo o mundo, conforme relata economistas, especialistas em comportamento social e até mesmo a própria Google. À medida que o vírus se alastra, cresce também a adaptação de novos hábitos de consumo. Os gestores das empresas precisam ser rápidos nas mudanças para acompanhar o fluxo e uma forma segura de fazer isso é pesquisando por dados dos impactos que estão sendo gerados relacionados ao seu negócio. Conforme se adaptam, observam retornos advindos das oportunidades surgidas.

Uma excelente janela que se abriu foi fazer uso da internet para conseguir manter o negócio funcionando em meio a crise. A participação online tem gerado mais confiança aos e-commerce, apps e plataformas de compras e vendas à distância. O meio eletrônico tem gerado inclusive audiência.

Parece já ter ficado claro à população que a qualidade de vida social foi impactada, a Google cita, inclusive que esse impacto já ultrapassou os 50%. A consciência coletiva e solidária já está acontecendo, assim como a consciência quanto ao empobrecimento da população que, inevitavelmente afetará o consumo crescentemente.

O momento é de pesquisa por parte das empresas para descobrir o que está desfavorecendo o seu negócio, com o isolamento social. A bola da vez é usar a expertise no mundo dos negócios, aliada à consciência coletiva, pensando no consumidor, para que o negócio volte a crescer. Realizado o estudo e posto em prática, com a excelência na entrega do seu produto, o seu negócio caminhará de forma tranquila.

Por Aline Wolff, especialista em Marketing e Imprensa

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.