As dificuldades enfrentadas pelas empresas, sobretudo no Brasil, com a instalação da pandemia são cada vez mais evidentes. Não dá para fazer projeções certeiras e apontar o melhor caminho para enfrentar o cenário atual. Mas, também não dá para ficar parado esperando as coisas acontecerem a qualquer modo. Talvez esse seja o momento de buscar as melhores soluções, principalmente digitais, para conseguir manter o negócio em ascensão.

Apesar de o foco precisar estar apontado para o bem estar das pessoas nesse momento, dá para pensar em ações internas nas empresas, inclusive para propiciar esse bem estar. Esse momento talvez exija a implementar a valorização humana nas relações empresariais.

“Como toda adversidade, é possível identificar oportunidades únicas a fim de encontrar soluções inovadoras. Evidentemente, com a segurança e o cuidado necessário.”, aponta Fabricio Beltran, Cofundador da Nextcode, empresa responsável pelo onboarding digital. Inclusive, Beltran nos traz algumas alternativas tecnológicas e como as mesmas servem de válvula para simplificar procedimentos e evitar imprevistos. Confira abaixo:

Preservando a comunicação interna

Com a quarentena decretada em vários estados, os executivos continuam a procurar meios de se facilitar e assegurar a normalidade das atividades através do trabalho remoto. Com o isolamento social, plataformas e métodos digitais se transformam em pontes de aproximação. Isso se estende às relações de trabalho, afinal, conferências, reuniões, apresentações, entre outros componentes comuns da rotina dos profissionais, poderão ter sua continuidade garantida por meio de ferramentas tecnológicas.

A comunicação interna é talvez um dos grandes motores de qualquer empresa. Sem uma troca de informações sólida e acessível a todas as equipes e colaboradores, é impossível afirmar que as coisas andarão como se foi planejado anteriormente. Em tempos de COVID-19, o aspecto comunicacional ganha novos ares de urgência.

Como está seu poder de decisão?

Bons gestores têm o objetivo de conduzir ações pontuais e que provoquem o efeito desejado. A intuição no que diz respeito ao mercado, adquiridas em anos de experiência, não pode, nesse momento, limitar a visão estratégica e fundamentar a tomada de uma ação específica, á que o momento é atípico e as as projeções estão fragilizadas.

Soluções de automação que trabalhem pela classificação e análise de dados contribuem para a implementação de uma nova percepção externa. De forma preditiva, o uso dessas informações armazenadas não só amplifica a ótica do gestor quanto ao que está acontecendo em âmbito nacional e mundial, como proporciona a tão desejada assertividade, minimizando a chance de erros críticos ocorrerem.

Sustente uma relação próxima com o cliente

As preocupações advindas do cenário causado pela pandemia, além da empresa, também assola o cliente. Assim a comunicação e atenção deve acontecer com base no contexto do momento. Além de possibilitar e aproximar o usuário através de redes sociais e mídias propagadoras de informação, a tecnologia também atua diretamente numa etapa crucial para a fidelização do público-alvo. Você conhece o perfil do seu cliente?

O uso de sistemas de onboarding digital, por exemplo, transforma a realidade de armazenamento e análise de documentos pessoais, bem como a checagem de dados. O resultado é a obtenção de informações preciosas sobre seus clientes, concedendo uma ótima referência para os caminhos a seguir, seja em termos de comunicação, produto ou serviço.