O YouTube anuncia hoje no Brasil a 1a edição do YouTube Works Awards, prêmio que celebra marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais criativas e eficientes veiculadas na plataforma. Agências de publicidade de todo o país podem concorrer ao prêmio com trabalhos que usaram o YouTube como canal de acesso e engajamento com consumidores de forma inovadora e que também geraram um grande impacto nos resultados de negócio. As inscrições serão abertas no final de 2019.

YouTube Works Awards é realizado em colaboração com a Kantar, consultoria global de análise de mercado, e já acontece em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha. No Brasil, o prêmio vai selecionar os melhores trabalhos publicitários em sete categorias diferentes. São elas:

  • Data Driven Insight : Cases que demonstram habilidade em utilizar insights provenientes de Google Data;
  • Best Work With Creators: Melhor caso de uso de criadores na campanha para atingir resultados de negócio;
  • Buzzworthy: Campanha que teve grande repercussão além da plataforma;
  • Creative Effectiveness: Melhor trabalho criativo e eficiente;
  • Media Strategy: Melhor estratégia de mídia;
  • Best at leveraging YouTube – Grand Play: Campanha que conseguiu aproveitar o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados;
  • Visibility & Inclusion: Casos que colocaram grupos normalmente negligenciados pela indústria e que a partir disso geraram discussão sobre temas necessários.

O júri será composto por profissionais com grande experiência na área, para trazer perspectivas diversas sobre criatividade, marketing e mídia. Entre eles, estão Anselmo Ramos (Fundador da Gut), Elio Silva (Diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CSO – JWT), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing,  McDonalds), Keka Morelle (CCO – Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da  VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO – Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing da 99).

O júri será responsável por avaliar aspectos-chave como a execução criativa, a estratégia das campanhas inscritas e o impacto que tiveram no YouTube e em seus negócios. Mais do que reconhecer grandes talentos e os melhores trabalhos feitos hoje pela indústria de comunicação, o objetivo do YouTube Works Awards é inspirar e trazer insights para influenciar projetos futuros. Os vencedores devem ser conhecidos no começo de 2020.