A forma como vivemos foi imensamente afetada pela pandemia, diversos profissionais que já trabalhavam de forma liberal ou que precisaram empreender porque perderam seus empregos são muitos e para conseguirem manter os negócios vivos e venderem mais, apostar no marketing é uma saída. Mas o momento exige cautela e investir em campanhas super caras não é o caminho, a ao³, empresa de gestão na nuvem que nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas, listou três dicas para empreendedores aplicarem desde já, sem gastar nada.

A primeira delas é entender a necessidade do cliente. A evolução do seu negócio deve estar pautada no que os seus clientes precisam e não no que você imagina. A pandemia forçou os empreendedores a terem um contato mais direto com os consumidores, o que possibilitou a continuidade dos negócios e, em alguns casos, aumento das vendas, claro, está tendo retorno quem entendeu o momento e buscou olhar para o seu cliente de outra forma. Um exemplo prático disso são os restaurantes que tiveram que se adaptar ao modelo de delivery. E a sacada do momento talvez seja não incrementar os cardápios, mas investir em comidas congeladas, pensando nos finais de semana em que as famílias ficam ainda mais sem tempo para a cozinha, em função do cuidado com os filhos.

Mas, em qualquer setor, você só vai perceber a necessidade do cliente se tiver uma maior proximidade dele, e é aí onde se aloca a segunda dica: Aproxime-se do seu público! O isolamento social impossibilita a aproximação física, mas existem outras formas de manter uma boa relação como seu cliente, você pode fazer isso. Crie meios de manter a interação com quem compra seus produtos e aproveite todos os momentos de interação para entender quais são as necessidades do seu público. Essa relação mais próxima pode significar a expansão da oferta dos serviços e produtos ao consumidor, basta entender o que ele precisa. E essa interação pode acontecer de forma muito simples, até mesmo pelo aplicativo WhatsApp. Seja você o sucesso do seu negócio, pense no que o seu cliente precisa.

A terceira dica é apostar na sua rede de contatos. O marketing de recomendação feito pelos seus clientes é uma ferramenta poderosíssima para aumentar as vendas. A opinião dos amigos em relação a um produto ou serviço é muito valiosa e isso já é apontado em diversas pesquisas. Para quem está começando, uma boa estratégia para conquistar clientes promotores da sua marca é acionar a sua rede de contatos.

Ao executar bem a segunda dica, que tal enviar um mimo para os seus clientes mais fiéis? Esse mimo deve ser pensado justamente com base no que ele precisa, não esqueça disso! A indicação do seu produto no famoso boca a boca, será feito sem muito esforço à amigos e vizinhos, que, com certeza, irão querer conhecer os seus produtos e aí se inicia um clico de indicações que convertem em vendas.

Crie promoções, gere algum benefício com base nas indicações. Sem gastar praticamente nada, você aumentará as vendas e ainda melhora a reputação!

“O empreendedor está vivendo um momento desafiador, mas mesmo quem tem um pequeno negócio ou trabalha por conta pode colocar em prática ações de marketing simples para aumentar as vendas. É possível fazer mais com menos, porém exige olhar de verdade para o cliente e pensar nas suas necessidades”, afirma Osvaldo Meneghel, diretor de marketing da ao³.