A casa de análises Capital Research, realizou uma pesquisa, recentemente, com 2.500 pessoas de todas as regiões do Brasil, que revelou que há uma pretensão de 70% dos brasileiros em investir em 2020. O percentual que disse não ter a pretensão, destacou as “condições financeiras” como o principal motivo (52%). Já “outras prioridades” são a segunda principal razão, com 38%.

Entretanto, 41% dos brasileiros revelam que o investimento será feito na caderneta de poupança. Já 38% dos entrevistados, revelaram que as ações serão o foco dos seus investimentos.

Samuel Torres, analista-chefe da Capital Research, empresa do grupo Red Ventures, afirmou que a empresa notou que embora exista a intenção de investir, boa parte das pessoas ainda dá preferência à tradicional poupança. “Diante disso, entendemos que boa parte das pessoas tem um perfil conservador de investimento e que há um déficit de educação financeira no Brasil, pois há outras opções de risco tão baixo quanto o da poupança, mas com rentabilidades bem mais interessantes”, conta.

Disputa pela preferência dos investidores

O cenário atual é marcado por uma batalha de bancos e corretoras que disputam a preferência dos investidores. Assim, o levantamento da casa também revelou que as pessoas ainda estão divididas quanto às plataformas de investimento.

De acordo com a pesquisa, 44% investem seu dinheiro pelo aplicativo do banco e 37% pelo app da corretora de investimentos. “Mais importante do que saber quem está certo e quem está errado nessa batalha, o investidor deve aproveitar a oportunidade para entender como o mercado funciona. Nesse sentido, para que o investidor tome a melhor decisão possível seja de como ou com quem investir é preciso que ele tenha acesso a todas as informações, o que ainda é um desafio no Brasil”, relatou Torres.

Capital Research, primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil

A Capital Research, atenta a esse gap do mercado, decidiu abrir no mês de junho, sua plataforma e se tornar a primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil em junho. Com isso, todos os usuários que acessarem o portal podem visualizar todo o conteúdo da casa de análises, fundada em outubro do ano passado. São mais de 150 materiais disponibilizados gratuitamente, entre relatórios e carteiras de recomendação de analistas certificados, além de tutoriais.

Além disso, a partir de 01 de julho, a fintech passa a oferecer, a newsletter Capital Now, também gratuita e focada nas mesmas áreas que a casa cobre no site: ações, fundos de investimento, fundos imobiliários, renda fixa e finanças pessoais.

Breno França, editor-chefe da Capital Research, responsável pelo novo lançamento, revelou que a empresa pesquisou as melhores experiências nacionais e internacionais de newsletter “Fizemos várias rodadas de feedback com nossos usuários para reformular a nossa newsletter, que está mais abrangente, organizada e interativa. Acreditamos ser um produto completo que ainda não existia no Brasil”, afirma.

Além do mais, tanto a newsletter quanto os conteúdos gratuitos disponíveis no site possuem uma linguagem simples, que ajuda os investidores a compreenderem conceitos complexos. A empresa tem como premissa o fato de que quem precisa ganhar dinheiro é o investidor e que apenas com informação de qualidade isso é possível.