EpicMag – Yahoo

Um mês para a Black Friday: Saiba como reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce

A Black Friday, um dos eventos de compras mais aguardados do ano, está a apenas um mês de distância, e os empreendedores já estão se preparando para maximizar suas vendas durante esse período. Uma das maiores preocupações do e-commerce é o abandono de carrinho, um desafio comum que pode prejudicar consideravelmente os resultados financeiros.

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

Metade dos sites enfrentam uma taxa de abandono de carrinho que supera 50%, de acordo com estudos conduzidos pela Forrester Research. No cenário brasileiro, essa métrica é ainda mais preocupante, com um índice que ultrapassa 82%, conforme revelado por uma pesquisa da E-commerce Radar.

“O abandono de carrinho é como deixar uma oportunidade de ouro escapar pelos dedos. Cada compra deixada para trás representa não apenas um produto não vendido, mas também o potencial de conquistar um cliente leal. É uma área crítica que exige atenção e táticas inteligentes para maximizar as conversões”, comenta Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa especializada em soluções para o comércio eletrônico.

Uma das abordagens mais eficazes para reduzir o problema é aprimorar a experiência do usuário. Isso envolve simplificar o processo de checkout, tornando-o rápido e intuitivo. Quanto menos cliques e informações necessários para concluir uma compra, menores as chances de os clientes desistirem no meio do caminho. Além disso, é importante garantir que a plataforma do seu e-commerce seja ágil e responsiva, pois um site lento pode desencorajar os compradores.

“Em um mercado onde a agilidade dita as regras, simplificar o processo de compra é a chave para reduzir o abandono de carrinho. Cada segundo economizado no processo de checkout aumenta as chances de uma venda bem-sucedida. Uma plataforma ágil e responsiva, com checkout transparente, é o alicerce sobre o qual a Yampi constrói a confiança do cliente e, com isso, alcançamos o sucesso”, pontua o especialista.

Outra tática eficaz é oferecer incentivos. Isso pode incluir frete gratuito, descontos especiais ou brindes para compras acima de determinado valor. Essas ofertas podem incentivar os consumidores a prosseguir, especialmente se perceberem que estão obtendo um valor real.

Além disso, lembretes de carrinho abandonado são uma estratégia comprovada. Os e-mails iniciais, enviados três horas depois que o consumidor abandona o carrinho, têm em média uma taxa de abertura de 40% e uma taxa de cliques de 20%, de acordo com Listrak. Enviar e-mails ou notificações para os clientes que deixaram produtos no carrinho, lembrando-os da compra inacabada, pode recuperar algumas dessas vendas perdidas.

Por fim, a análise de dados desempenha um papel crucial na redução das desistências. Monitorar o comportamento dos clientes em seu site, identificar os pontos de conflito e entender por que os clientes deixam o carrinho pode ajudar a ajustar sua estratégia e melhorar a conversão.

“A análise de dados é uma bússola para reduzir esse abandono em um cenário tão competitivo. Ao monitorar minuciosamente o comportamento dos clientes, os lojistas podem identificar os pontos de desistência e compreender por que compras são deixadas para trás. Isso não só permite ajustar estratégias, mas também melhorar a taxa de conversão, transformando os visitantes em clientes satisfeitos”, conclui o CEO.

Sobre a Yampi

Fundada em 2011, a Yampi é uma empresa de soluções para o aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. A Yampi já impactou mais de 700 mil negócios, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.

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
Sair da versão mobile