EpicMag – Yahoo

Três dicas de marketing para alavancar as vendas

tres-dicas-de-marketing-para-alavancar-as-vendas

A forma como vivemos foi imensamente afetada pela pandemia, diversos profissionais que já trabalhavam de forma liberal ou que precisaram empreender porque perderam seus empregos são muitos e para conseguirem manter os negócios vivos e venderem mais, apostar no marketing é uma saída. Mas o momento exige cautela e investir em campanhas super caras não é o caminho, a ao³, empresa de gestão na nuvem que nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas, listou três dicas para empreendedores aplicarem desde já, sem gastar nada.

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

A primeira delas é entender a necessidade do cliente. A evolução do seu negócio deve estar pautada no que os seus clientes precisam e não no que você imagina. A pandemia forçou os empreendedores a terem um contato mais direto com os consumidores, o que possibilitou a continuidade dos negócios e, em alguns casos, aumento das vendas, claro, está tendo retorno quem entendeu o momento e buscou olhar para o seu cliente de outra forma. Um exemplo prático disso são os restaurantes que tiveram que se adaptar ao modelo de delivery. E a sacada do momento talvez seja não incrementar os cardápios, mas investir em comidas congeladas, pensando nos finais de semana em que as famílias ficam ainda mais sem tempo para a cozinha, em função do cuidado com os filhos.

Mas, em qualquer setor, você só vai perceber a necessidade do cliente se tiver uma maior proximidade dele, e é aí onde se aloca a segunda dica: Aproxime-se do seu público! O isolamento social impossibilita a aproximação física, mas existem outras formas de manter uma boa relação como seu cliente, você pode fazer isso. Crie meios de manter a interação com quem compra seus produtos e aproveite todos os momentos de interação para entender quais são as necessidades do seu público. Essa relação mais próxima pode significar a expansão da oferta dos serviços e produtos ao consumidor, basta entender o que ele precisa. E essa interação pode acontecer de forma muito simples, até mesmo pelo aplicativo WhatsApp. Seja você o sucesso do seu negócio, pense no que o seu cliente precisa.

A terceira dica é apostar na sua rede de contatos. O marketing de recomendação feito pelos seus clientes é uma ferramenta poderosíssima para aumentar as vendas. A opinião dos amigos em relação a um produto ou serviço é muito valiosa e isso já é apontado em diversas pesquisas. Para quem está começando, uma boa estratégia para conquistar clientes promotores da sua marca é acionar a sua rede de contatos.

Ao executar bem a segunda dica, que tal enviar um mimo para os seus clientes mais fiéis? Esse mimo deve ser pensado justamente com base no que ele precisa, não esqueça disso! A indicação do seu produto no famoso boca a boca, será feito sem muito esforço à amigos e vizinhos, que, com certeza, irão querer conhecer os seus produtos e aí se inicia um clico de indicações que convertem em vendas.

Crie promoções, gere algum benefício com base nas indicações. Sem gastar praticamente nada, você aumentará as vendas e ainda melhora a reputação!

“O empreendedor está vivendo um momento desafiador, mas mesmo quem tem um pequeno negócio ou trabalha por conta pode colocar em prática ações de marketing simples para aumentar as vendas. É possível fazer mais com menos, porém exige olhar de verdade para o cliente e pensar nas suas necessidades”, afirma Osvaldo Meneghel, diretor de marketing da ao³.

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
Sair da versão mobile