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Saiba quais os meios de pagamentos são os adequados para cada comércio nas compras de Natal

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A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que atua em dois segmentos – meios de pagamento e “banking as a service” (BaaS), aponta as vantagens de entender quais são os melhores meios de pagamentos para cada perfil varejista, o que pode auxiliar comerciantes a faturarem ainda mais com as compras de Natal, seja para os presentes, decoração, ou ainda para as deliciosas ceias que muitos preparam para comemorar a data.

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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta incremento de 2,1% nas vendas do Natal, na comparação com o ano passado, um crescimento considerável, pois desde 2020 o setor apresentou diminuição do consumo, sendo de 2,7% no primeiro ano da pandemia e de 2,1%, em 2021.

Uma plataforma de pagamento é uma solução que facilita o recebimento e o gerenciamento de pagamentos realizados de forma presencial ou virtual. O Zoop Payments, por exemplo, permite integrar meios de pagamentos, independentemente da forma de captura, contribuindo para uma oferta omnichannel (todos os canais de venda disponíveis). Além disso, oferece o split de pagamentos (sistema que faz a divisão dos valores da venda de um produto ou serviço entre os estabelecimentos envolvidos) e permite acompanhar as transações realizadas em tempo real.

Para que o varejo possa aproveitar a oportunidade do comércio aquecido, é importante que o consumidor esteja no centro das estratégias e tenha acesso aos meios de pagamento que preferir, o que irá proporcionar uma jornada de compra fluída, segura e satisfatória. Desta forma, preparar a empresa para receber o alto volume financeiro que será transacionado e fazer uso de uma boa plataforma de pagamentos, faz toda a diferença.

explica Patrícia Esteve, CCO da Zoop.


Para escolher entre as diversas opções de soluções de pagamento disponíveis no mercado é essencial considerar alguns pontos que auxiliam a indicar a melhor alternativa para cada negócio. Um ponto essencial é ter em mente o porte do negócio, o fluxo de vendas e alinhar o tipo de ferramenta ao volume de negociações para evitar problemas no checkout (finalização do processo de compra pelo cliente), os quais podem, inclusive, levar os compradores a desistirem da compra.

É importante verificar o custo-benefício de cada forma de recebimento, considerando as taxas cobradas pelo uso do equipamento, dependendo da empresa de pagamentos contratada, e as tarifas sobre as transações.

Diante disso, basta disponibilizar os meios de pagamento preferidos dos clientes, a fim de melhorar as experiências das transações e não perder nenhuma venda. Conforme o Relatório de Tendências 2022 da Zoop, 80% dos consumidores que não encontraram o método de pagamento que queriam, deixaram de concluir uma compra.

Além de um mix de opções digitais, como Pix e o QR Code, é importante oferecer os meios mais consolidados no comércio, como os cartões de crédito e débito. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs, foram realizadas 9 bilhões de operações via cartão no primeiro trimestre de 2022, um total de R$ 758,6 bilhões transacionados nesse período. Com destaque para o cartão de crédito, que respondeu por 4,3 bilhões de transações – 37,3% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que levou à movimentação de R$ 478,5 bilhões.

O próximo passo é conhecer as diferenças entre todas as opções disponíveis no mercado como Pin Pad, Smart POS, QRcode, Pix e Carteiras Digitais, que são inovações do setor, para que desta forma, possa decidir qual solução é a mais interessante para o modelo de negócio e o perfil de clientes.

Pin Pad — trata-se de um dispositivo eletrônico de pagamento que realiza a leitura de cartões. O equipamento conta com um teclado que permite a digitação da senha, se for necessário, para a confirmação da transação. Uma das vantagens dessa solução de pagamento presencial é que, além de aceitar cartão de crédito e cartão de débito de diversas bandeiras, a tecnologia permite que vale-alimentação e vale-refeição também possam ser utilizados, no caso do varejo voltado para alimentação.

A principal característica dessa solução é que não se trata de um dispositivo autônomo. Para funcionar, o equipamento precisa estar conectado a um caixa, para que haja a comunicação entre o dispositivo e o adquirentes ou subadquirentes utilizado pela empresa. As particularidades são o fato de que as operações de pagamento são realizadas via TEF – Transferência Eletrônica de Fundos e além disso, permite integração com sistemas ERP, que são softwares de gestão dos negócios, facilitando a gestão financeira.

Smart POS – é uma maquininha de cartão inteligente que utiliza a tecnologia Android. Uma das maiores vantagens desse equipamento de cobrança é que ele independe de conexão com celular, tablet ou outro dispositivo móvel, ou seja, funciona de maneira autônoma. Atendendo bem os mais variados portes e segmentos de negócio, incluindo grandes varejistas, o diferencial dessa maquininha é que sua tecnologia Smart permite baixar diversos aplicativos que têm relação com a empresa, por exemplo, um que faça recarga de celular. Essa é uma ótima maneira de agregar um serviço extra ao empreendimento, sem desviar do core business, e com isso, gerar uma nova fonte de receita.

QR Code – assim como diversos outros meios de pagamento utilizados atualmente, chegou para auxiliar e agilizar o processo de compra e venda no dia a dia das pessoas, a solução consiste em um código de barras bidimensional facilmente capturado e lido pela maioria dos smartphones. Em países como a China, o QR Code é mais utilizado do que cartões e dinheiro físico e carrega grande importância entre as formas de pagamento que inovam o cenário do comércio.

Pix – é muito utilizado no setor varejista por sua facilidade no processo de transação por meio de smartphones, de forma rápida e segura. Conforme o Bacen, em setembro de 2022, o Pix apresentava 131,8 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas e empresas. Responsável por grande contribuição no aumento do volume de vendas, especialmente no comércio eletrônico, o Pix também dispõe de ferramentas como o Pix cobrança, que permite a cobrança de pagamentos com datas futuras.

Carteiras Digitais – bancos e carteiras digitais somaram quase 21 milhões de downloads no Brasil em julho de 2022, segundo dados do Bank of America. A carteira digital – também conhecida como ewallet — faz parte do presente e do futuro dos meios de pagamento para o varejo. Com esse meio, os clientes podem realizar transações eletrônicas via aplicativo a partir do armazenamento de dados bancários em um ambiente seguro. Com o uso do crédito ou do débito (saldo), é possível fazer compras de maneira segura, seja em ambiente online ou físico.

Sobre a Zoop

Zoop é a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em dois segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) Seus produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa — seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa — possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma simples, eficiente e segura.

Dessa forma, a Zoop ajuda a tornar o futuro dos serviços financeiros mais democrático, impulsionando a participação de novos players na indústria financeira e a criação de serviços que atendam melhor todas as camadas da população. Com cerca de 680 parceiros cadastrados em sua plataforma, e atuando no mercado B2B, a empresa viabiliza a criação de mais de 10.000 empregos indiretos.

A Zoop está entre uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina em 2021, de acordo com a Fast Company. A empresa ocupa o ranking de LinkedIn Top Startups pelo 2° ano consecutivo, e em 2020, foi eleita uma das 100 Startups to Watch segundo a revista Época Negócios e Pequenas Empresas e Grandes Negócios e uma das 100 melhores fintechs segundo a revista britânica Daily Finance.

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