O atual cenário exige investimento em marketing colaborativo

O atual cenário exige investimento em marketing colaborativo

A pandemia acelerou um processo de transformação digital no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que ainda dava seus primeiros passos. Empresas tiveram que mudar suas rotinas de trabalho e possibilitar que os colaboradores trabalhassem de suas residências, e observaram que dá para trabalhar de casa sim. Mas, o momento também modificou a forma de consumo e como as empresas estão fazendo para chegar até os clientes em isolamento social.

O marketing colaborativo

Um tendência que em marketing, tem sido o marketing colaborativo, ou marketing 4.0, onde empresas criam ações com seu público-alvo e os próprios consumidores ajudam a espalhar as informações.

Essa evolução tem sido auxiliada, inclusive pelo uso de uma ferramenta chamada Brand Entertainment, que tem, por objetivo, explorar ações de entretenimento, como vídeos e jogos, por exemplo, para levar experiências reais de maneira criativa e surpreendente, mostrando, assim, os valores da empresa.

Entretanto, Melina Alves, CEO da DUXcoworkers, consultoria de que tem como foco a experiência de usuário, avalia que “Se este novo marketing tem por essência impactar seu público-alvo e ajudar os negócios a crescerem por meio de colaboração, é preciso ter em mente que, mais importante do que uma ação bem desenvolvida, é ter um produto final que, em si, também impacte o cliente”.

User Experience

A junção de boas campanhas e bons produtos que o marketing perde todo o seu valor se o que chega às mãos do consumidor não corresponder à altura. O que compete a melhor performance do produto chamamos de experiência de usuário – UX, de user experience – e o profissional desta área é responsável por otimizar todas as pontes, do atendimento e embalagem ao tempo de entrega e praticidade de uso.

O processo envolve estudar as emoções e respostas dos consumidores diante do produto ou serviço, assim, é  possível oferecer a melhor experiência possível por meio de recursos que facilite sua usabilidade.

Segundo a CEO da DUXcoworkers, “A aplicação do UX tem em si não apenas o objetivo de facilitar a compra via websites, mas também ser algo prático a ponto de se tornar essencial ao consumidor e que, de maneira bastante intuitiva, traga os ideais da empresa. O marketing colaborativo, com a força que tem, de se propagar rapidamente entre as pessoas, precisa se unir ao bom UX, para intensificar a força da campanha”.

“O marketing colaborativo é a versão atualizada do que, no passado, conhecíamos como a “propaganda do boca a boca”. Agora, mais personalizado e ciente da importância do papel de cada consumidor para a propagação de sua marca”, finaliza Melina.

Banco PAN e Toti Anunciam Iniciativa de Capacitação em Tecnologia para Imigrantes e Refugiados
The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

The Internet Is Fascinated By This Basketball Player

Eget dolor posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia…
13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

13 Reasons I Can’t Stop Thinking About Thai Massage

Posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce…
15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

15 Extreme Rooftoppers That Prove People Are Damn Awesome

Vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce ac ipsum…