O algoritmo do Google foi atualizado, mas será que você sabe o que mudou?

Quando o Google atualiza o algoritmo todos os sites sentem no Google Analytics quase que na hora. Se você acompanha os dados do seu site via Analytics sabe que houve uma atualização no dia 29 de novembro, pois é, basta ver uma leve queda na audiência naquele dia, como também as empresas que trabalham com o SEO disparando e-mails falando sobre essa importante atualização.

O que muda na atualização mais recente do algoritmo do Google?

Primeiro é importante dizer que todas as atualizações do algoritmo Google não removem nada, apenas mudam alguns critérios. Alguns critérios perdem peso, mas não são deletados do algoritmo, então nem pense que quando uma atualização sai, o que já havia antes é sobrescrito ou alterado, isso não ocorre. Tudo permanece, e assim como uma prova de vestibular, algumas coisas podem ter um peso A, B ou C, mas vamos explicar um pouco sobre tudo o que pode impactar negativamente no seu site aos olhos do Google.

Índice de qualidade Google

Se você é blogueiro ou possui um site, independente do nicho, saiba que isso também aplica a você, como também vale para donos de sites empresariais que necessitam ser encontrados no maior buscador do mundo, o Google claro. Se você produz conteúdo tenha cuidado redobrado com a falta de qualidade de seus posts, as questões de qualidade são medidas analisando se o conteúdo do seu post é duplicado, plagiado, muito pequeno pode sim perder no imenso e competitivo rank do Google.

Se eu copiar um post e citar a fonte, vou ser punido?

Não necessariamente, mas o Google pode entender que você é um agregador de notícias, ou que o seu conteúdo é sempre de outros sites, logo o algoritmo do Google pode entender que você apenas agrega notícias e não a produz. Logo, se você quer ser visto várias vezes no Google por leitores que buscam o seu nicho de conteúdo, saiba é que bom começar a por a cabeça para funcionar e criar seu próprio conteúdo.

Sou uma empresa, em que isso me afeta?

Se o seu webmaster, Webdesign ou até criadores de conteúdo, costumam usar posts padrão apenas para não deixar o site vazio, saiba que sim, você será punido. Essa prática vem sendo muito comumente usada, alguns profissionais de sites cometem este erro ao criar sites empresariais, de forma particular eu já encontrei muitos “profissionais” que fazem isso, e como sempre passa despercebido pela empresa que confia muito naquele profissional. É sempre muito importante investigar isso, procure contratar um profissional qualificado, peça portfólios e assim evite problemas futuros.

Dica: Para saber se o seu post foi copiado, você pode apenas copiar um trecho do seu post e pesquisar no Google, também há algumas ferramentas fazem isso automaticamente, mesmo assim, ainda prefiro copiar um trecho do artigo.

Palavras chaves

O grande vilão de muitos sites. As palavras chaves são essenciais, pois elas ajudam o Google a interpretar melhor o seu conteúdo e assim fornecer um resultado mais coerente para o usuário que esta buscando. Os sinônimos, termos e até palavras que estão relacionadas, podem ajudar o seu conteúdo ser melhor compreendido pelo algoritmo do Google.

Páginas compatíveis com dispositivos móveis

O seu site é compatível com smartphones, tablets e outros dispositivos móveis ? Então saiba que o algoritmo do Google vai dar um pontinho a mais, pois é. Quando um usuário fizer uma pesquisa usando qualquer dispositivos móvel, o resultado sempre vai ser favorável para os sites que possuem versões responsivas, aquelas que se adaptam a qualquer tipo tela, sem contar o AMP que é um projeto Google que possui pouco tempo, já entra em vigor.

Se você não sabe o que é AMP (Accelerated Mobile Pages Project), são páginas que carregam muito mais rápidas em dispositivos móveis, há um documentação do próprio Google que mostrar como habilitar o novo formato de páginas, e assim disponibilizar um acesso quase que instantâneo aos usuários que estão buscando  pelo o seu conteúdo ou empresa.

Rank e nicho

Se você tem possui um blog ou site focado em um assunto, mantenha o seu foco. Evite misturar conteúdo, a menos que o seu site seja de entretimento, o que garante uma maior diversificação de assunto, não focar em uma temática ou nicho pode confundir o Google. No mundo da tecnologia temos termos populares que não conhecidos no mundo da gastronomia, então imagine que o algoritmo do Google precisa identificar o que o usuário esta buscando, se é de fato algo da gastronomia ou tecnologia, para isso é preciso que ele entenda qual o segmento do site ou blog, e assim ter um resultado mais efetivo. Para teste item, é sempre importante manter palavras chaves que estão fixadas a seu site ou blog.

Violações

Se você é webmaster sabe que tem que ficar de olho no que aconteceu com o site. Posts com baixa qualidade ou sem relevância, podem ser punidos pelo algoritmo do Google caso ele perceba que o seu site apenas “enche linguiça”. Esta prática ocorre com muita frequência em sites que possuem pouco conteúdo e muito anúncio, ou aqueles portais que são criados com posts sem nexo nenhum, no entanto, repleto de anúncios e programas de afiliados, não tente enganar o algoritmo Google ou vai ser punido. O seu site pode ser removido das buscas definitivamente e nunca mais você poderá ver o seu site indexado na gigante.

Itens extras

Alguns itens permanecem inalterados, todos os sites que fizerem uso de popup permanecem sendo punidos. Se os anúncios da rede Google estiverem abaixo de menus que deslizam, próximo ao botão da caixa de buscas, no começo do conteúdo, sim você pode ser punido pelo algoritmo e pelo Adsense, pois eles entendem que você esta querendo estimular o clique.

O atributo ALT das imagens agora é obrigatório. Quer ser indexado corretamente pelo algoritmo do Google? Então use o atributo ALT em todas as suas imagens, e não esqueça de otimizar todas as suas imagens, isso também vai implicar no melhor rankeamento no Google.

Manter suas redes sociais vinculadas ao seu site é também essencial, com isso o Google entende que o seu site é acessível à todos e pode receber tráfego de outras redes. O SSL também é primordial, mude o seu protocolo para https e tenha um melhor posicionamento no buscador, mas faça isso nos finais de semana, geralmente a mudança de protocolo pode causar uma baixa nos seus acessos que deve demorar um pouco mais de 48 horas para voltar ao normal, escolha então dois dias que você possui menos acessos e altere.

Muitas coisas são atualizadas o tempo todo no Algoritmo do Google, não temos como mensurar o número de informações que são ocultadas dos usuários e donos de sites, mas conseguimos entender algumas práticas que podem piorar ou melhor o posicionamento no Google, e mostramos boa parte deles, ao menos do que são conhecidos.

Caso você conheça outras práticas não citadas, deixe nos comentários e assim ajude outras pessoas a melhorar o posicionamento de seus sites no Google. Lembre-se que quando o algoritmo do Google é atualizado, muita coisa muda, tanto a experiência do usuário quanto a inexação do buscador, não temos como saber tudo sobre ele, neste artigo abordamos apenas algumas temáticas que são de interesses dos donos de sites e blogs.

Espero ter ajudado!

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