EpicMag – Yahoo

Momentos de crise exigem ainda mais confiança das empresas

momentos-de-crise-exigem-ainda-mais-confianca-das-empresas

A pandemia intensificou a crise econômica brasileira e evoluiu um cenário de incertezas, dificultando as projeções para as empresas, por exemplo. Empresários de diversos setores, enfrentam dificuldades para a manutenção dos seus negócios. Mesmo em meio às dificuldades, o que não pode faltar na condução da empresa, segundo o estrategista em marketing e especialista do comportamento do consumidor Gabriel Rossi, é a confiança. “Confiança é o principal alicerce da lealdade do consumidor. Ela é conquistada por meio da consistente entrega da promessa de uma marca”, revela Rossi.

O especialista afirma a clareza para com os consumidores contribui para a manutenção da confiança. Ele aponta que os alicerces fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio são: lucratividade, confiança do consumidor, crescimento e proteção aos riscos. “Diluir as associações positivas de qualquer marca é um ato de suicídio. Neste cenário de desaceleração econômica, é ilógico e arriscado as marcas mentirem para seus clientes”, aconselha o especialista.

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

E quando a confiança é quebrada?

Quando a confiança na marca é quebrada, as empresas acabam pagando um custo alto. Estratégia equivocada, por exemplo, impacta automaticamente nos revenues e na capacidade de crescimento da companhia.

Segundo o especialista, é necessário atentar a alguns fatores que contribuem para as marcas não entregarem suas “promessas”, como a chegada de novas marcas. Não dá para focar nos lucros e querer que eles aconteçam rapidamente, ou corre-se o risco de perder o foco ao tentar combater a concorrência, poe exemplo.

“No mundo global que vivemos, quem hoje controla o relacionamento é o consumidor devido ao boca a boca digital. Outro ponto que as empresas ainda pecam é a implementação lenta e irrelevante de novas tecnologias”, relata.

A tendência agora vista no Brasil acontece também em outros países, mas aqui a quebra de confiança é bem alta. Em 11 anos, por exemplo (1997-2008), a confiança dos consumidores em relação às marcas caiu de 52% para 22%.

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
Sair da versão mobile