A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a FecomercioSP, apresentam o “Guia para uma entrega segura em casa para todos”.

A ideia é orientar os estabelecimentos físicos, sejam restaurantes, bares, shoppings ou lojas, a adotar boas práticas para garantir a segurança de todos. Para isso, o guia traz os aprendizados do comércio eletrônico, que se manteve em funcionamento nos meses de isolamento social. Portanto, as dicas são muito valiosas, pelo atual cenário e também pelas medidas de segurança que precisam ser tomadas, para um atendimento ao público, seguro.

Mas, além do guia, que contribuirá muito para o cumprimento das boas práticas, as empresas também se uniram para a realização de ações para dar suporte à execução da ação. Entre elas, a distribuição de máscaras e álcool em gel para entregadores e funcionários de estabelecimentos, aumento do uso de carros e motos para entregas. Além disso, empreitarão ações de apoio à sociedade por meio da criação de fundos para comunidades e pessoas mais impactadas pela crise imposta pela pandemia.

Vitor Magnani, presidente da ABO2O e do Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomercio/SP, argumentou inclusive que “Segurança é responsabilidade de todos e compartilhar os aprendizados do comércio eletrônico, que manteve as operações desde o início da pandemia e que foi o primeiro setor a desenvolver boas práticas é muito importante.”

Magnani disse ainda que a união das empresas é para respaldar a sociedade nesse momento de pandemia. E que o momento é de compartilhar os aprendizados e ajudar para que a reabertura dos demais estabelecimentos ocorra da forma mais segura possível.

O Guia de prevenção ao COVID-19:

A nova edição do guia traz informações organizadas em capítulos dedicados a restaurantes, e-commerce, empresas de entrega e mobilidade. Além disso, tem o objetivo de ajudar as empresas, clientes e parceiros a operarem com responsabilidade e segurança para preservar a saúde de todos. Assim, elaborado em prol da sociedade.

O Guia foi desenvolvido seguindo recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais. Nesse sentido, a padronização dos procedimentos de higiene e prevenção, auxilia no cumprimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate e na prevenção Covid-19, partindo das especificidades de cada tipo de entrega e cada etapa do processo.

Boas práticas e ações em prol da sociedade

Confira as práticas para a manutenção da segurança que certamente auxiliarão neste momento de retomada:

  1. Campanhas de educação e melhores práticas para clientes, vendedores, restaurantes e entregadores para que cada um saiba claramente o seu papel para seguir as boas práticas de prevenção.
  2. Criação de fundo de apoio aos entregadores que forem contaminados, via Cruz Vermelha, e auxílio aos entregadores maiores de 60 anos durante a pandemia.
  3. Distribuição de álcool em gel e máscaras para entregadores e vendedores.
  4. Criação de normas para entregas com produtos absolutamente lacrados e entregas com ZERO contato para preservar a saúde dos clientes e entregadores.
  5. Aumento da quantidade de entregadores em motos e carros.
  6. Prestação de suporte aos restaurantes sempre da melhor forma possível, e adicionalmente:- Redução da taxa de intermediação com os pequenos restaurantes, para redução de custos operacionais;- Redução do prazo de pagamento aos restaurantes, impactando positivamente o fluxo de caixa por meio de pagamentos semanais.
  7. Doação de Refeições a Hospitais e asilos/albergues, sendo 50 mil refeições ao Governo de SP para serem distribuidas aos profissionais da rede pública de saúde.
  8. Preservação dos Idosos em Casa, através de frete grátis para pessoas com mais de 65 anos por três meses, incluindo compras de Remédios e Supermercados.
  9. Envio diário de materiais de orientação aos entregadores sobre a prevenção ao COVID-19
  10. Orientação diária aos consumidores (a cada pedido) sobre higienização das mãos antes de pegar o pedido (para proteção do entregador) e após recebimento do pedido (para evitar qualquer contaminação).
  11. Criação de um fundo de R$ 1 milhão para oferecer suporte à comunidade que está sendo mais prejudicada economicamente pela pandemia.
  12. Início de projeto com instituições para impressões 3D de máscaras de proteção para doação a hospitais.
  13. Contribuição para o INSS de sete associações de catadores de lixo de Belo Horizonte para que continuem recebendo auxílios do governo neste período de crise, após a prefeitura ter decretado a paralização das atividades dessa classe.
  14. Campanhas de desconto para fomentar a adesão a consultas médicas por telemedicina, o que contribui para evitar lotação nos hospitais.
  15. Doação de cestas básicas para comunidades carentes.
  16. Investimento para dobrar as gorjetas dados pelos clientes a motoristas de aplicativos.
  17. Doação de R$ 4 milhões em corridas para o governo em ações de combate a pandemia em mais de 100 cidades.
  18. Corridas gratuitas para mães da cidade de São Paulo retornarem de maternidades com segurança, corridas sem custo para profissionais de saúde da cidade de Santos, em São Paulo, assim como corridas para profissionais de saúde dos municípios do interior de Pernambuco.
  19. Implementação de ferramenta de reconhecimento facial para fiscalizar o uso de máscaras por motoristas de aplicativos.
  20. Campanha para arrecadação de agasalhos com entrega via drive-thru.