Facebook nos pedirá para decidir quais são as notícias de alta qualidade
Emanuel Negromonte
Para conter “desinformação e polarização”, o Facebook priorizará as notícias de editores “confiáveis” e seus usuários decidirão quem é confiável.
O Facebook está agitando o seu feed de notícias mais uma vez. Depois de anunciar na semana passada que priorizará postagens de amigos e familiares sobre as marcas e editores, o site de redes sociais também começará a se concentrar em notícias que provêm de “fontes confiáveis”.
Em uma declaração enviada para – onde mais? – A sua página no Facebook , o CEO Mark Zuckerberg, reconheceu que, embora as publicações de notícias constituam uma pequena quantidade de feed de notícias de um usuário (cerca de 4%), sua empresa não está na tarefa de escolher quais fontes são confiáveis.
Então, o Facebook nos pedirá para escolher.
Isso funcionará assim: como parte dos inquéritos de qualidade em curso, o Facebook conduz com os usuários, a rede social começará a perguntar se as pessoas conhecem uma fonte de notícias e se confiam nela. Em última análise, Zuckerberg disse que isso ajudará a empresa a determinar o que é uma fonte de confiança ampla e o que não é.
“Há muito sensacionalismo, desinformação e polarização no mundo de hoje”, escreveu Zuckerberg. “A mídia social permite que as pessoas espalhem informações mais rapidamente do que nunca, e se não tratarmos especificamente desses problemas, acabaremos por ampliá-los”.
O movimento marca o último esforço do Facebook para responder às preocupações de que seu serviço foi torcido em uma máquina de propaganda durante as eleições de 2016 nos EUA. Aprendemos que os editores abusaram do algoritmo do Facebook e atraíram a audiência da empresa de mais de 2 bilhões de pessoas para clicar, e compartilhar histórias sensacionais e manchetes de isca de clique, e vimos como o poderoso público do Facebook pode ser usado para espalhar histórias falsas e maliciosas.
O Facebook recusou-se a disponibilizar Zuckerberg para uma entrevista, mas um porta-voz notou que essas pesquisas irão para uma ampla gama de pessoas. O objetivo não é punir qualquer organização de notícias (a empresa não pretende lançar as pontuações do editor), mas sim mostrar as pessoas mais de suas fontes favoritas, bem como fontes confiáveis.
“Minha esperança é que esta atualização sobre notícias confiáveis e a atualização da semana passada sobre interações significativas ajudará a fazer tempo no tempo do Facebook bem gasto”, escreveu Zuckerberg na sexta-feira.